A Festa Literária de Pirenópolis (FLIPIRI) está consolidada no calendário cultural de Goiás.
Com a 15ª edição, a FLIPIRI se tornou a principal realização do Instituto Cultural Casa de Autores, idealizada pela escritora Iris Borges com apoio da Prefeitura Municipal de Pirenópolis.
Ao longo dos anos, a FLIPIRI tem trabalhado para fazer de Pirenópolis e de Goiás ambientes leitores, orgulhosos de seu patrimônio cultural.
A FLIPIRI serviu de incentivo para o surgimento de outras manifestações culturais relacionadas e levou o município a ser reconhecido pelo SEBRAE/GO como uma gestão empreendedora.
Promover a difusão da cultura leitora e difundir o hábito da leitura. O objetivo fundamental é a formação de cidadãos conscientes e pensantes. Ao longo dos anos, a FLIPIRI trabalha para fazer de Pirenópolis e de Goiás ambientes leitores, orgulhosos do patrimônio cultural que desenvolvem e preservam.
A principal conquista da FLIPIRI está nas pessoas. A festa busca valorizar a tradição literária de Goiás, que caminha em paralelo com manifestações populares e religiosas como as cavalhadas e as festas do Divino Espírito Santo.
Para a 15ª edição, o tema é "ALUMIAR - LER E CRIAR COM ENERGIA".
A palavra "energia" congrega uma série de ações positivas e promotoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.
O ponto central da FLIPIRI 2025 é instigar cada participante a usar sua força criativa na construção de um mundo melhor e mais humano.
Criada em Brasília, em 2006, e transformada em Instituto Cultural em 2009, o Instituto Cultural Casa de Autores - ICA é um espaço dedicado à reflexão da palavra, produção literária, promoção da leitura e difusão da cultura. Reúne escritores e escritoras de diferentes gêneros que atuam em parceria com escolas públicas e privadas, realizando mediações de leitura, falando sobre seus livros, oferecendo palestras, cursos, oficinas, feiras e eventos literários.
O ICA já promoveu 14 edições da Festa Literária de Pirenópolis (FLIPIRI), consolidada como um dos mais importantes eventos literários da histórica cidade goiana. Também idealizou iniciativas semelhantes em Quirinópolis (Fliquiri), Luziânia (Conluz), Niquelândia (Fliniquel) e Unaí (Feira do Livro), além de marcar presença constante nas regiões administrativas do Distrito Federal.
Com obras voltadas para o público adulto, infantojuvenil e paradidático, o Instituto fortalece o vínculo entre autores, escolas e leitores, por meio de ações como adoção de livros, encontros com professores e alunos, contações de histórias, sessões de autógrafos, palestras, oficinas e participação em eventos culturais. Sua missão é transformar o livro em um ponto de encontro entre conhecimento, imaginação e comunidade.
https://casadeautores.com.br/ em Brasília (DF)
https://pirenopolis.go.gov.br/ em Pirenópolis (GO)