Márcia Lages é Mestra em Educação e professora aposentada da rede de ensino público de Brasília, onde atuou por 33 anos em todos os níveis e etapas de ensino. Grande parte dessa trajetória foi dedicada à formação de professoras/professores.
É psicanalista e faz parte do Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica. Desenvolveu um programa de trabalho terapêutico para ensinar o lugar de força na vida e nas relações familiares e sociais, o qual alcançou centenas de pessoas, entre elas, crianças e adolescentes, que se beneficiam, encontrando soluções para as questões emocionais e comportamentais.
Como escritora, Márcia explora os conflitos e desafios das dinâmicas familiares contemporâneas, abordando temas como voternidade, ser madrasta ou padrasto, novas configurações familiares, a força da mulher que busca viver com mais leveza, tudo isso em histórias infantis instigantes como em “Meu Neto Vai Ganhar Uma Irmã e Eu Não Sou a Vovó” e em “Não é a Mamãe!”. Participa e organiza antologias de crônicas e poemas também.
Faz parte da Casa de Autores de Brasília, atua no Prêmio Candango de Literatura e está como Coordenadora Executiva da Flipiri 2025.