A 15ª FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis traz um momento de delicadeza e afeto com o show teatral do grupo TRIcontando, que acontecerá na sexta-feira, 10 de outubro, das 09h30 às 10h15, na Tenda Central Hugo de Carvalho | Palco.
O grupo TriContando é formado pelas escritoras e contadoras de histórias Ana Neila Torquato, Hozana Costa e Rose Costa, que uniram suas experiências para montar espetáculos baseados em histórias de sua autoria.
O nome TRIcontando é uma expressão criada pelo grupo e remete à união de três amigas(TRI)que, juntas, contam as suas histórias. A palavra, também, lembra o verbo tricotar, no sentido de entrelaçar os fios das histórias formando uma só narrativa.
Na FLIPIRI o espetáculo do grupo encantará o público infantil com histórias onde as crianças ouvem, veem e participam de uma trama de sentidos. Venha ler e criar num show de histórias!!
Conheça mais sobre as convidadas:
Ana Neila Torquato é brasiliense, escritora com dez livros publicados, sendo nove deles para as infâncias e um dedicado ao público de pais e educadores interessados em saber mais sobre os ganhos promovidos pela prática da leitura compartilhada no desenvolvimento infantil.
É pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e atua na área de educação há mais de 20 anos. Atualmente trabalha como mediadora de leitura e contadora de histórias em uma biblioteca escolar e comunitária da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Instituto Cultural Casa de Autores, Ana Neila tem a natureza, os sentimentos e o universo infantil como as maiores inspirações para sua escrita.
Hozana Costa nasceu em Brasília. Formada em letras e pós-graduada em administração escolar, atua na área de educação há mais de 30 anos. Sempre foi apaixonada pela literatura infantil e hoje integra o grupo de contadores de histórias Ludicontos. Adora visitar escolas para conversar com alunos sobre seus livros e contar histórias; participa de feiras e eventos literários ; faz palestras e oficinas para professores sobre a arte de contar e mediar histórias, produção de textos e atividades de brincadeiras cantadas. Acredita no poder curativo, formador e transformador das pessoas através das histórias. Seus livros são acompanhados de sugestões pedagógicas, sempre que solicitadas.
Rose Costa é maranhense, brejense e brejeira. Cresceu em meio a bonecas de pano, carretéis de linha, luz de lamparina, benzedeira, cheiro de mato e aroma de café. Menina do mato, pés descalços apoiados na terra. Infância cheinha de quintais e tardes povoadas de borboletas que se evadiram do estado de lagarta, convidando a passear por horizontes infinitos para plantar liberdade.
Mora em Brasília desde 1981, quando se encantou com o céu deste lugar. Atuou como professora de teatro da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Atriz, contadora de histórias, escritora, assinou a direção e o figurino de diversos espetáculos. Integra o Instituto Cultural Casa de Autores. Gosta de pedalar, e mais ainda, de ter como companhia, o olho de ver beleza que lhe conecta com a infância e suas raízes e com a imaginação fertilizada por estas memórias afetivas. Cheia de incompletude, em processo de aprendizagem sempre! Vontade de continuar escrevendo e sonho de agregar e despertar encantamento com sua arte.