Manuel Filho nasceu em 06.03.1968, em São Bernardo do Campo (SP). Escritor agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista do mesmo prêmio em 2016. Possui mais de 90 livros publicados por editoras como RHJ, Baobá, Melhoramentos, Besouro Box, Paulus, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Panda Books, entre outras. Escreveu, em parceria com o SESI-SP, o livro Caixa de Cultura – 70 anos de histórias. Criou com Mauricio de Sousa e Ziraldo o livro MMMMM, Editora Melhoramentos, que uniu pela primeira vez as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho. Seus livros já participaram de importantes feiras internacionais como as de Frankfurt, Bologna e Guadalajara.
Em 2024 se tornou capa do semanário infantil O DIARINHO, suplemento do jornal O Diário do Grande ABC, uma das mais antigas e relevantes publicações específicas para crianças no Brasil. Participou de eventos internacionais de literatura como Printemps Littéraire Brésilien 2019 (Braga e Porto) e Canalzinho 2016 (Londres e Paris). Integrou o Projeto Literatura Viva do SESI-SP desde a primeira edição em 2011. Foi finalista, em 2013, do prêmio Açorianos com A menina que perdeu o trem, Besouro Box e já foi contemplado por cinco vezes pelo PROAC-SP, além de duas vezes na Lei Aldir Blanc.
Integrou o projeto Viagem Literária, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Também já recebeu o selo de ACERVO BÁSICO, da FNLIJ, Cátedra UNESCO, da Puc-Rio, e seus livros foram adquiridos por importantes projetos como PNBE, PNLD e Minha Biblioteca. Foi patrono da Feira do Livro de Carlos Barbosa (RS). Em 2024 foi o autor homenageado da 7ª. Felisa, Feira Literária de Santo André (SP). Viaja por todo o Brasil participando de feiras e encontros literários: Feira de Porto Alegre, FELISB SBC e Bienal do Livro de São Paulo e Rio, entre outros.
Também é ator e cantor. Já gravou Tempo (2007), Raízes (2010), Cantando de Brincadeira (2015), A Turma do Buuu! (2021). Como ator, atuou em grandes espetáculos teatrais como Brasil, outros 500, Os Lusíadas, O Mágico de Oz, e A Luta Secreta de Maria da Encarnação, último espetáculo escrito por Gianfrancesco Guarnieri. Escreveu para revistas, televisão e programas de rádio.